segunda, 22 janeiro 2018
Imagem topo

Palavra de Deus

  • Edição de 20 de janeiro de 2018

    POR: Manuel Venade Martins (pastor) www.igrejaemanuel.org

    Disse-lhes pois Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. (João 8: 42-43)

    INTRODUÇÃO

    Todo o ser humano que ainda desejar conhecer, compreender e entender a Palavra do Senhor, terá de se chegar a Deus, conforme se lê no livro dos Salmos: Chegue a ti o meu clamor; dá-me entendimento conforme a tua Palavra. Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua Palavra. (Salmo 119:169-170) Se estás lendo o meu artigo e tem chegado ao fundo do teu coração, a necessidade vital de te encontrares com Deus, agora e também na eternidade. O método, a maneira e o caminho, não mudou, uma vez que foi estabelecido no velho pacto, foi totalmente cumprido por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, dando a sua vida por nós no Calvário.
    Agora amado leitor necessitas de te chegar para Deus, mas sim, somente através de Jesus Cristo, se de facto assim o fizeres e procederes, confessando e pedindo perdão de teus pecados, porque a misericórdia de Deus te atingiu, e verás com entendimento, que alcançastes a misericórdia de Deus.

    COMENTÁRIO
    POR QUE NÃO ENTENDES O QUE LÊS

    Segundo o texto bíblico nos narra de um encontro de Jesus com os Judeus, que alegavam que Deus era o pai deles, na qual o Senhor Jesus os contrariou, dizendo que se Deus fosse o pai deles, com certeza que amariam ao Senhor Jesus, porque saiu e veio de Deus Pai, e o Senhor Deus o enviou ao mundo.
    Todo o verdadeiro homem de Deus, sabe através do Espírito Santo, que o que o Senhor Jesus disse é a verdade real, para que continuemos na luz, e nos desviar das trevas. Porque trevas são as más notícias de alguém, as más ações de maus procedimentos, que o ser humano pratica, não alcançando entendimento, por causa da sua curta razão de não discernir nem ter entendimento. Uma vez que tem levado uma vida martirizada, pela prática e seu envolvimento em deleites, vícios, ódios, rancores, e nestes casos falta de amor ao próximo e a Deus.
    Não haja dúvidas, que é a falta de amor o fator principal de o homem na atualidade, ou seja o homem moderno, não dar lugar à voz de Deus, nem tampouco receber e ouvir os seus mensageiros, que muitas das vezes lhe aparecem na porta ou cruzam nos caminhos, lhes trazendo uma boa noticia que rondará a favor da salvação de sua alma, e não somente a dele, mas a de toda a família, porque está escrito assim: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)
    Relata-nos o apóstolo do Senhor assim: Graças te dou ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. (Mat. 11:25) Estas palavras continuam a bater à porta do coração de cada indivíduo, que se autoestima por entendido, e por vezes lhe causa uma certa apreensão, pelo facto de ser uma pessoa intelectual entendida nas letras, e na ciência mas com muita dificuldade em alcançar entendimento espiritual, que pela lógica, o letrado teria melhores condições para receber e entender o recado de Deus, mas não acontece, e eu pergunto por quê?
    Havia um homem da Etiópia, que segundo as Escrituras Sagradas, regressava de Jerusalém, na qual não nos foi revelado o seu nome, só sabemos que ele era o superintendente de toda a fazenda da rainha Candace, e tinha ido à festa anual da Páscoa (passover) para adorar a Deus. A Palavra do Senhor nos relata, que lá na cidade, foi tão movido pelo Espírito Santo e comprou um livro do profeta Isaías. À medida que regressava no carro, me imagino que era uma carruagem da época de então, lia entusiasmado o livro que tinha comprado, e lia: Ele, foi oprimido mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a sua boca. (Isaías 53: 7-8)
    a) Como Deus não faz aceção de pessoas, e conhece os corações, viu que este homem regressava envolvido debaixo de uma grande convicção, lendo sobre a prisão e crucificação do Senhor Jesus no Calvário.
    b) Como Deus viu que este homem necessitava de ajuda espiritual, para entender o que estava a ler e de quem as Escrituras se referiam.
    c) Como o Deus Omnipresente viu que este homem necessitava de uma explicação cabal ou seja mais completa, do que estava a ler.
    Foi nesse precioso momento que Deus usou o Evangelista Filipe, como um vaso de honra nas mãos de Deus, despertou-o e disse-lhe que se levantasse e fosse ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza. E, Filipe se levantou e foi, e perguntou: Entendes tu o que lês? (Atos 8:26-30) Que poderoso milagre Deus operou a salvação deste homem através do seu servo Filipe, que pouco se sabe dele, apenas sabemos que era pai de duas filhas, e que profetizavam na igreja. Também o Senhor Deus através deste simples artigo está a chamar por ti, e te pergunta: Entendes o que lês?

logo branco

Quinzenário do concelho de Vila Nova de Cerveira. Medalha de mérito concelhio.

geral@cerveiranova.pt
Telefone: +351 251 794 762

radio cultural de cerveira

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão.