segunda, 28 maio 2018
Imagem topo

Palavra de Deus

  • Edição de 20 de maio de 2018

    POR: Manuel Venade Martins (pastor)

    www.igrejaemanuel.org

     

    E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo. Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. (Efésios 5:18-20)

    INTRODUÇÃO

    O Quero-vos fazer notórias as palavras do Senhor Jesus, sobre a pessoa do Espírito Santo, conforme se lê: E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. (João 14:16) O Senhor Jesus viu a grande necessidade de recebermos o Espírito Santo, porque sabia e sabe a fraqueza do ser humano, suas tentações e inclinado pró mal. Mas quero ainda esclarecer que nem todos o recebem, porque não o conhecem, aqui está o discernimento de saber se existe ou tem a tal sabedoria que vem do Alto, vamos ler: O mundo não o pode receber, porque não o conhece. (Verso 17)
    Alguns factos porque não recebem o Espírito Santo:
    1º Porque não conhecem a Deus.
    2º Falta de temor em seu coração.
    3º Não reconhecem os pecados que a cada momento praticam.
    4º Não se arrependem dos seus maus caminhos e de seus atos.
    5º Não se convertem a Cristo e nem o servem.
    São essas as grandes dificuldades que o mundo tem, é isso que os impede de não receberem o divino Espírito Santo. Que no meu entender é a coisa mais amargurada nesta vida infeliz, enganosa e sem esperança da vida eterna e sem Jesus Cristo nosso Salvador. Todo o ser humano deveria pensar a sério nisso, ler a Bíblia, ir ao culto evangelístico, cerca de sua área e buscar a presença de Deus, tão necessária para a sua vida.

    COMENTÁRIO
    BUSQUE O ESPÍRITO SANTO

    Neste texto sagrado mencionado no cabeçalho, encontra-se a maior necessidade do verdadeiro crente em Jesus Cristo nos dias que correm, poder ser cheio do Espírito Santo sempre é a maior necessidade do cristão em todos os tempos, mas na atualidade, mais do que noutras épocas, esta necessidade impõe-se. O mundo atual, mais que em qualquer outro tempo da sua história, está enlameado num tremendo enredo pecaminoso, ameaçando assim a tudo e a todos. O crente em Jesus está obviamente, sob essa ameaça, mas Deus o livra do tentador. No seu estado natural, com suas próprias forças, nenhum crente pode vencer o furacão de iniquidade sobre o qual o barco da sua vida seguirá rumo, espero que sim, à cidade Celestial, à nova Jerusalém.
    Ninguém pode negar que muitíssimos predominados de cristãos têm naufragado na fé, em consequência da sua fé não estar devidamente fundamentada na Palavra de Deus e, portanto, reforçada pelo poder do Espírito Santo. Que isto é verdade, prova-o a experiência do Apóstolo Pedro, que exemplifica bem o que estamos a dizer: na sua própria força, impulsionado pelo amor que devota a Jesus, e também pelo desejo de agradar-lhe, comprometendo-se até a morrer por Cristo. (Mateus 26:35)
    Mas, na hora exata em que o seu poder, a sua dedicação e o seu valor deveriam ser evidenciados, eis que Pedro fracassou. E nós não o podemos condenar aqui por assim o haver feito, porque quem nos dirá que em idênticas circunstancias não faríamos o mesmo ou, talvez, pior do que ele? No entanto, após a fé de Pedro ser revestida de poder pela unção do Espírito Santo. Contamos a Palavra do Senhor que tempos depois e estando ele (Pedro) cheio do Espírito Santo, a situação mudou completamente: agora não era um criado e muito menos uma criada que o interpelava, porém o seu próprio Senhor. Depois, Pedro confessou Cristo com o maior desembaraço e fidelidade, chegando mesmo a declarar: Nós somos testemunhas acerca destas palavras, pelo que mais importa obedecer a Deus do que aos homens, não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. (Atos 4:20)
    Graças a Deus, é justamente isto que podemos e devemos fazer e, só cheios do Espírito Santo, poderemos faze-lo, com glória para o nome do Senhor e alegria para a nossa alma. Havemos ouvido e lido de muitos exemplos semelhantes ao acima referido, e em cada um deles que se sobressai é sempre invariavelmente o fracasso do homem com sua própria insuficiência, e só poderá ter vitória nesta vida se lhe for concedida, também, a unção do Espírito de Deus.
    Está indeciso, não deseja examinar a sua situação através da Palavra de Deus, à luz das Escrituras Sagradas, narradas pelos apóstolos do Senhor? Virá a descobrir que o único fator que lhe pode dar vitória, é ser pessoalmente, isto é, se for o seu caso cheio do Espírito Santo, da mesma forma que eles haviam sido no princípio. Que fazer? Pedir ajuda aos servos de Deus para ser ajudado espiritualmente e a terem um encontro real com Deus.
    Ora, tu tens lido este meu comentário, e eu confio que tu, se ainda não és salvo, se ainda não tens a certeza de que os teus pecados te foram perdoados, deves -te voltar para Jesus agora mesmo e deixares que Ele se torne teu Salvador. Sabes que Jesus deu a Sua vida pelas ovelhas, isto é, pelas pessoas perdidas, e Ele quer ser o teu Pastor, o teu Salvador. Se lhe pedires e passares a depender d’Ele, no lugar onde estás, agora, Ele te perdoará os teus pecados e salvará a tua alma. Se honestamente voltares as costas aos teus pecados, apartares o teu coração de toda a tua iniquidade, e pedires a Jesus que te ajude a confiares n’Ele como teu Salvador, peço-te que, no momento em que faças essa decisão, dirás assim: Confesso ser um pecador e aceito a Jesus Cristo como meu Salvador. Agora creio que Ele entrou no meu coração e que perdoou todos os meus pecados. A partir do momento da minha decisão, com a ajuda de Deus, procurei viver para Cristo e confessá-lo abertamente perante as outras pessoas.

logo branco

Quinzenário do concelho de Vila Nova de Cerveira. Medalha de mérito concelhio.

geral@cerveiranova.pt
Telefone: +351 251 794 762

radio cultural de cerveira

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão.