quarta, 01 dezembro 2021
Imagem topo

Palavra de Deus

  • foto Pastor Venade gryscale 250X226 

    Edição de 20 de novembro de 2021

    POR: Manuel Venade Martins (pastor)

    http://www.igrejaemauel.org

     

     

     

     

     

     

     

     

    Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu comeram; e outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha humidade; e outra caiu entre espinhos, e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; e outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (Lucas 8:5-8).

    INTRODUÇÃO

    A Palavra de Deus (a Bíblia) é repleta de palavras figurativas na qual o ser humano poderá entender princípios divinos que Deus nos quer fazer saber, compreender e por final aceitá-los. É, sem duvida alguma, uma maneira clara de nos fazer compreender os atos do Altíssimo, para o homem natural, que ainda não recebeu o Espírito Santo, começar a dar os primeiros passos e poder passar na porta da salvação que é estreita e apertado o caminho (Verso 13). Há bastante dificuldade em passar por ela e seguir as pisadas do Mestre, necessita estar convicto dessa caminhada nova que tem de empreender com boa vontade. O homem natural sozinho não pode executar esse plano, necessita de ajuda, necessita do Salvador, e esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo. Pede-lhe que te aceite pela fé como filho arrependido.

    COMENTÁRIO

    BOA SEMENTEIRA

    A Palavra de Deus funciona como uma boa semente que depende única e exclusivamente da qualidade do solo em que cai para dar resultado. Esta semente deve ser semeada por bons semeadores no coração de todas as pessoas. Da maneira como recebem a palavra e aceitam a palavra e a recebem, depende todo o resultado que ela opera em cada criatura.

    O lugar que damos à Palavra na nossa vida em relação ao que nos rodeia e aos seus apelos é que determina a nossa vida. A forma como mantemos a Palavra em nós e a guardamos para não ser roubada, é decisiva. A Palavra tem vários inimigos e suas consequências. Esses inimigos são o diabo, que procura roubar a Palavra mal ela é depositada em nós, e suas circunstâncias envolventes originadas pela Palavra que cai em nós. A Perseguição por causa da Palavra e a nossa própria natureza afetada pelas velhas práticas do passado, e certas ambições pela vida, e dos cuidados do mundo.

    Precisamos estar em guarda em relação a cada um deles. O ouvir somente a Palavra não garante condições suficientes para um resultado efetivo e permanente. É necessário ouvir e cuidar seriamente daquilo que se ouve. A colheita depende da sementeira e da qualidade do terreno. A qualidade do terreno está em função da importância e do lugar que se dá à Palavra, ou seja o nosso coração. A semente tem qualidade excelente mas, o bom resultado depende do modo como se aceita e trata a Palavra de Deus. O propósito de Deus é que oiça, receba e frutifiquemos no máximo possível.

    Mesmo entre aqueles que recebem a Palavra nem todos frutificam no mesmo grau. A diferença não está na semente nem no semeador mas na que lhe damos. Uma coisa é certa: sem semente e sem sementeira não há colheita. O reino assemelha-se à semente que é lançada à terra. É um modo de operar simples e acessível de se compreender e de se tomar como referência. Da mesma forma como o agricultor só colhe o que semeia, isto é, o tipo de semente que usamos, se semeia trigo, colhe trigo, se semeia centeio, colhe centeio. Do mesmo jeito no reino de Deus como a semente da Palavra que contem sementes de perdão, de vida eterna, de salvação. Por outro lado a quantidade de colheita está intimamente ligada à quantidade e extensão da sementeira. Também não se colhe logo em seguida a sementeira. Mas, a colheita é o resultado do esforço diário do agricultor. O seu trabalho consistiu em preparar a terra retirando-lhe as pedras, e arar a mesma terra.

    Por isso amado leitor, a semente é a Palavra de Deus, e se depois deste comentário o leres e teres recebido com interesse em teu coração. O Espírito Santo irá completar o que ainda necessitas na tua vida; para te tornares um filho de Deus, salvo e perdoado pelo Senhor.

     

logo branco

Quinzenário do concelho de Vila Nova de Cerveira. Medalha de mérito concelhio.

Estatuto Editorial do Cerveira Nova

geral@cerveiranova.pt
Telefone: +351 251 794 762

cerveirafm

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão.